Já ficou sem postar aquela foto incrível, chamar um táxi pelo aplicativo ou responder uma mensagem importante porque a bateria do seu smartphone acabou? Situações como essas são comuns e fazem muitos recorrerem a truques e dicas para manter a carga por mais tempo. Mas será que eles funcionam? Confira o que é mito e o que é verdade sobre baterias de smartphones!
A duração da bateria diminui com o tempo
Mito. Isso era verdade nas antigas baterias de níquel-cádmio (NiCd), que perdiam capacidade com o uso. Hoje, os smartphones usam baterias de íon-lítio, que não têm esse problema.
Por outro lado, o uso intenso de funções do smartphone faz a carga acabar mais rápido. Entre os vilões estão:
Wi-Fi e Bluetooth sempre ligados;
Aplicativos rodando em segundo plano;
Alto brilho da tela;
Notificações constantes;
Longo tempo de tela ligada.
Manter o uso moderado dessas funções pode ajudar a bateria a durar mais no dia a dia.
Só devo carregar a bateria quando estiver totalmente descarregada
Mito. Deixar a bateria descarregar até 0% pode danificá-la. Os smartphones modernos evitam isso desligando o aparelho antes de atingir o limite crítico (geralmente entre 2% e 5%).
Tentar forçar o celular a ligar quando está completamente descarregado ou deixá-lo muito tempo nesse estado pode reduzir a vida útil da bateria.
Carregar a bateria na metade poupa ciclos de carga
Mito. Cada bateria tem um número limitado de ciclos de carga, ou seja, o equivalente a uma carga completa de 0% a 100%. Porém, isso não depende de quantas vezes você carrega.
Por exemplo: carregar de 50% a 100% duas vezes equivale a um ciclo completo. O mesmo vale para carregar de 25% a 50% quatro vezes. Assim, o desgaste é inevitável, independentemente de como você distribui os carregamentos.
Dica: Ativar o modo avião enquanto carrega o smartphone pode acelerar o processo, já que desativa conexões como Wi-Fi e rede móvel, reduzindo o consumo de energia durante o carregamento.
Altas temperaturas descarregam a bateria mais rápido
Verdade. O calor acelera a perda de carga. Nos smartphones, o problema é agravado pelo posicionamento de componentes internos, como o processador, que gera muito calor e fica próximo à bateria.
Evite expor o aparelho ao sol, deixá-lo no carro em dias quentes ou carregá-lo sob o travesseiro.
Mais miliampères (mAh) significa mais carga
Verdade. Em teoria, baterias com maior capacidade (mAh) duram mais. No entanto, a duração real depende do consumo do sistema do smartphone.
Aparelhos mais potentes consomem mais energia, mesmo com baterias maiores. Por isso, modelos avançados geralmente precisam ser carregados todos os dias, assim como os mais simples.
Seguindo essas orientações e separando mitos de verdades, você pode prolongar a vida útil da bateria e evitar situações inconvenientes no dia a dia!